quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COMO A MÍDIA NOS INFLUENCIA


Com a globalização presente em todos os lugares do mundo, a era do consumo vem aumentando cada vez mais. Muitas vezes influenciada pela mídia, e isso não vem de agora, desde a época de 1936 os primeiros vestígios dessa febre já estava começando, quando o norte- americano Jesse Owens ganhou as olimpíadas, uma empresa particular já pediu que ele usasse um tênis próprio deles. Desde então essa influência já vem aumentando, e nos dias de hoje a situação está fora do controle.
O consumo mudou de uma coisa necessária para uma satisfação. Hoje em dia, na era industrializada, os produtos chegam rapidamente nos países ricos e pobres. E para nos convencer a comprar esses produtos as indústrias usam a publicidade, que aumentam esses desejos em nós, na maioria das vezes através de nossos ídolos, que dizem usar o tal produto.
Nós nunca estamos satisfeitos, sempre queremos comprar mais e mais, sempre procurando o novo, o de ultima geração, que a cada semana muda. Essa tal fascinação que nós temos por comprar pode até ser considerada uma doença. A mídia quer nós padronizar, pois assim fica mais fácil sermos manipulados pelo sistema capitalista, e ainda acabamos abandonando a própria cultura, como por exemplo, a mulher brasileira quer ser igual ao do padrão americana magra, seios com silicone e cabelo liso, negando mais uma vez a própria cultura.
A mídia também influencia no comportamento das pessoas, e na sexualidade precoce, as novelas mostram mais cenas eróticas, do que adolescentes e crianças na escola, não vejo em nenhum programa falando que estudar é bom.
É importante que a sociedade consiga resistir a essa manipulação, que mudem de compradores “idiotilizado”, para compradores conscientes.

2 comentários:

  1. Ainda bem que nós dois não somos assim, ratos de shopping, né amor?

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus textos; parabéns!!! Você me enche de orgulho, te amo DEMAS!!!!
    Quero ser sua seguidora; como faço?

    ResponderExcluir